sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Desigualdades Sociais

“Homem visível que aprendeu a ver, porque aprendeu a sentir,porque aprendeu a ser”! (Filósofo)


A partir do documentário e do texto que nos foram apresentados em sala de aula pelo professor Cristiano Raykil, percebemos o quanto somos acomodados com as desigualdades sociais no lugar onde vivemos.

O descaso da sociedade com diversas pessoas faz com que muitos se sintam obrigados a se excluírem totalmente dela.

Cada dia se torna uma luta para encontrar um lugar dentro dessa “sociedade”.O preconceito contra os moradores de rua é visível em todos os lugares.Vemos todos os dias,o medo nos rostos das pessoas,pois a única coisa que pensam é justamente,se vão ser agredidos ou assaltados.

No olhar uma pequena esperança.Esperança de ter uma vida como todos,com seus direitos respeitados e com sua dignidade garantida.

Muitas vezes,com um simples gesto podemos fazer uma grande mudança,mas,como sempre nós formulamos uma concepção de ser humano e acabamos escolhendo uma forma de nos comportar diante dessas pessoas.

Tratar alguém com indiferença não fará de nós seres humanos melhores.O fato de considerarmos esses indivíduos “invisíveis”,os impedem de serem visíveis enquanto seres humanos,pois não estão tendo o direito de exercer o papel de ser.Mesmo sem saber,somos nós que influenciamos no comportamento deles,por isso devemos agir de forma mais adequada para que um dia essa situação mude.

Uma palavra de conforto,um pouco de gentileza pode fazer toda a diferença,sentir-se um pouco importante é sentir-se mais visível.

Finalizando,reafirmo que devemos mudar essa história,pois com violência ou com preconceito nada será resolvido.E tratá-las com tamanha ignorância só vai piorar o que já está ruim.Medidas devem ser tomadas e muitos pensamentos modificados.



                                                                                        Aluna: : Inez Vinhas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário