sábado, 28 de agosto de 2010

Homens Invisíveis?

Sofrimento, solidão e angústia. Esses os sentimentos que fazem parte do dia-a-dia da maioria dos moradores de rua, que apesar de estarem rodeados de gente o dia todo, eles se sentem sozinhos, por serem de certa forma rejeitados pela sociedade.
O que acontece não é um fato raro de se ver, os moradores de rua geralmente passam despercebido aos olhos das pessoas, ou muitas vezes as pessoas fazem questão de não notá-los. São como se fossem invisíveis.
Mas o que faz dessas pessoas como eu e você, não serem notados? Seriam as roupas? A inexistente moradia? Ou o preconceito?
Essa situação já é muito freqüente principalmente nas grandes cidades e grandes centros urbanos, e por isso já virou foco de estudo em algumas matérias, como por exemplo sociologia, tendo como objetivo, levar ao conhecimento de muitos, essa dolorosa realidade, que ainda pode ser mudada ou pelo menos amenizada.
No vídeo que assistimos em sala de aula, passado pelo professor Cristiano Raykil, foi apresentado alguns pontos que justificam essa rejeição, uma das justificativas das pessoas se comportarem assim, é pelo fato de não querer ser responsável por tirar aquela pessoa de sua atual situação, mas o que muitos não sabem é que apenas a ação de dizer bom dia ou como vai já faz essas pessoas se sentirem melhor ou mais aceita.
O que muito impressiona os moradores de rua, segundo o vídeo, é o fato de muitas pessoas demonstrarem elegância no seu modo de se vestir, mas não demonstram essa elegância no modo de agir, ignorando os moradores de ruas.
Através do texto lido, percebemos que a policia que deveria ser exemplo para a sociedade, muitas vezes nos envergonham, fazendo o que querem por acham que tem o poder. A policia assim como a sociedade em si, possui uma visão critica voltada para principalmente para o lado negativo, quando se trata dos moradores de rua é o preconceito que fala mais alto, julgando pela aparência e pelo modo de se vestir. A policia vira e mexe, está prendendo pessoas inocentes pelo simples fato de possuírem o preconceito urbano.
A sociedade é por muitas vezes injusta com os moradores de rua enquanto algumas pessoas estão por ai, satisfazendo seus desejos consumistas e valorizando o que a mídia prega, os moradores de rua, nem passam pelas suas cabeças.
A invisibilidade dos moradores de rua, só depende das nossas atitudes, nossas atitudes só  dependem do nosso modo de pensar e  se nossos pensamentos forem mudados, talvez agiremos de forma a  contribuir para a melhora dessa atual situação.
Enfim, essa é uma realidade que pode ser mudada, o preconceito pode ser vencido e temos que aprender a dar valor as pessoas por mais diferentes que elas sejam.

Aluna: Lays Luchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário