sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A moral da sociedade contemporânea

A sociedade atual estabeleceu-se a partir de seres humanos primitivos que começaram a organizar-se em comunidades e criaram mecanismos para garantir a sobrevivência de sua espécie, em um certo momento histórico, os primitivos perceberam a sua alta capacidade de raciocínio. Tal raciocínio garantiu-lhes, como progresso, um sistema social composto por diversas áreas com estabelecimentos de leis, ou seja, alcançaram conquistas que nenhuma espécie de animais alcançaram.


Umas das formas de organização foi a atribuição de valor à coisas e objetos, correspondendo, no que chamamos atualmente de bens materiais e que possibilitou em um desenvolvimento avançado do capitalismo. Tal avanço construído com o “raciocínio” garante ao meio social a transparência humana, no qual só podem fazer parte da sociedade o homem dotado do poder aquisitivo, isto é, o valor humano não é medido por sua capacidade de pensar e construir, mas sim na quantidade de bens que possui.

Na medida em que objetos foram recebendo valores, automaticamente, o homem foi perdendo o seu, e o próprio mecanismo estabelecido para garantir a sobrevivência de nossa espécie, hoje, garante a vivência material, onde pessoas destroem, matam e roubam outras pessoas, afim de garantir seu espaço na chamada “civilização humana” que diz reinar ética, moral e respeito.

                                                                                Aluna: Vânia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário