sábado, 28 de agosto de 2010

"Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém - é para salvar vidas."
Luis Inácio Lula da Silva
A exclusão social no Brasil se deu desde a Era Colonial até a sociedade contemporânea. Atualmente, a democracia no país continua sendo um processo instável, de acordo com a falta de comunicação entre a igualdade social e a liberdade política. O equilíbrio social é um método idealizado pelos menos favorecidos, buscando justiça em relação aos seus interesses que por diversas vezes é posto em segundo plano em relação aos “méritos” da elite brasileira.
Ultimamente, o termo desigualdade social se faz presente em diferentes discussões em meio à população brasileira. As estatísticas são alarmantes, notamos a crescente distancia entre as rendas mínimas e máximas no país. A exclusão social não é constituída apenas de economia, mas também da necessidade por direitos políticos e éticos.
“Os homens invisíveis” é um descuido da sociedade brasileira, onde diariamente ignoramos os erros de um sistema recheado de falhas, onde o muito se encontra nas mãos de poucos e o pouco nas mãos de muitos.
O Brasil solucionará este problema se assumir uma postura ética em relação aos menos favorecidos e assim oferecer uma vida digna a uma população que teve o início da sua história baseado em um sistema de exploração desumano, também presente nos tempos atuais, só que em menor grau e de forma menos visual.


Aluna: Jamille Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário